quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bolo de Amora


Boa tarde, hoje o filho ficou em casa, está constipadinho.
E como já tinha prometido há uns dias atrás fazer um bolo, não me deixou até que o fizesse.

Como queria fazer algo diferente, e original, peguei algumas receitas do meu livro de bolos com frutas e comecei  a "inventar" :)

O resultado, podem ver aqui, na foto em baixo:



Saiu este bolo de amoras, muito bom.
Deve ficar ainda melhor se acompanhado com uma bola de gelado de frutos silvestres ou de baunilha. Mas uma boa colherada de chantilly também deve combinar na perfeição. :)
Já se foram três fatias, com a ajuda do filho :)
Mas a mãe anda a abusar, tem de colocar um travão na boca senão....

Receita

Ingredientes:
4 ovos
100 gr de açúcar areado amarelo
200 gr de farinha
3 colheres de sopa de doce de amora
1 c. chá de fermento em pó
raspa de limão q.b.
50 gr de margarina derretida
2 iogurtes naturais

Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar até atingir um creme fofo e esbranquiçado.
Junta-se a margarina derretida.
Adiciona-se os iogurtes e o doce e bate-se mais um pouco.
Raspe o limão a gosto para o preparado e envolva.
Bata as claras em castelo bem firme.
Vá alternando as claras em castelo e a farinha com o fermento, envolvendo na mistura com cuidado para não partir as claras.
Leve ao forno (180º) em forma untada de margarina e polvilhada de farinha.
Faça o teste do palito, mas o tempo de cozedura é mais ou menos 30 minutos.

Beijinhos e uma excelente quarta-feira para todos.

35 comentários:

  1. Parece delicioso… Aliás, como tudo o que você posta em seu Blog :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia.
      Eu tento :)
      Como sou um bom garfo, gosto de fazer coisinhas saborosas :)
      Beijinhos e boa semana para você

      Eliminar
  2. Ai, ai, até cresce água na boca, ainda por cima comecei uma dieta rigorosa! Mas enfim tem mesmo de ser. Mas deve estar mesmo delicioso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Manuela, nada de ceder às tentações.
      Força com a dieta.
      Beijinhos e boa tarde

      Eliminar
  3. AS melhoras do filhote e parabéns pelo bolo que parece delicioso!
    Bjs
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria. Hoje já foi à escola, espero que regresse bem.
      Beijinhos e boa quinta-feira

      Eliminar
  4. Ai que belo bolinho, amiga!
    Afinal também andas armada em gulosa, não sou só eu ;)
    Manda aí uma fatia, que me está mesmo a apetecer provar.
    Ainda por cima ainda tenho um resto de doce de amora esquecido no frigorífico...já me estás a dar ideias...
    Vou levar a receita e não sei se resisto a fazer um pra mim :)
    Beijocas doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes como é.
      Quando o filho mete algo na cabeça, livres-nos Deus para o demover.
      Irra de moço teimoso :)
      Faz lá que é bom.
      Beijinhos e saudades, boa quinta feira para ti

      Eliminar
  5. Nossa que delicia, nunca pensei em fazer um bolo de amora adorei vou anotar a receita;

    Gosta de perfumes? então passa lá no blog;
    Bjs;
    blogperfumedepitanga.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Obrigada pela visita, e claro que vou visitá-la.
      Seja bem vinda por cá.
      Espero recebê-la mais vezes.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oi Alice,
    Adoro amoras, com certeza deve ter ficada muito gostoso.
    Melhoras para o seu filho!

    Eu só não tenho mais 'verde' em casa, porque não duram comigo...
    bjs,ótimo final de dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria.
      Por vezes as plantas são um bocadinho caprichosas.
      Mas não desista, ainda vai encontrar alguma que se adapte bem.
      Beijinhos e boa quinta feira

      Eliminar
  7. Qe Delícia , me deu até agua na boca agora .Irei tentar fazer..

    vim fazer minha visita, gostei do seu cantinho e te convido a conhecer o meu.

    http://amordemaes2.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chris.
      Obrigada pela visita. Vou conhecer o seu, já, já.
      Espero receber novamente a sua visita.
      Beijinhos e boa quinta-feira

      Eliminar
  8. Este bolinho ficou uma verdadeira perfeição!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que bolo lindo!
    Adoro amoras...vou copiar a receita e tentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Hum...por aqui é difícil encontrar amoras in natura, acho que podemos colocar geléia...

    O aspecto é apetitoso!!!

    Beijinhos,

    Lígia e =^^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce ou geleia, espero que goste.
      Beijinhos ligia a turminha

      Eliminar
  11. Olá Alice .. amei seu blog e adorei a receita deste bolo .. vou tentar fazer .. estamos lhe seguindo, visite e siga nosso blog pessoal tb ... bjs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roberta.
      Obrigada pela visita, e sejam muito bem vindas.
      Adorei o seu outro blog.
      Sua menina é linda.
      Beijinhos e boa quinta-feira

      Eliminar
  12. Que bolo mais lindo!Embora não seja apreciadora de frutos vermelhos, esse bolo está com um aspecto guloso! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Iza, estava mesmo bom, já não há nada. :)
      Beijinhos obrigada pela visita, volte sempre

      Eliminar
  13. olá Alice,
    eu comia uma fatia de boa vontade, bolos com fruta são sempre bons e com amoras melhores ainda.
    Ficou bem pintadinho por dentro, que giro.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro. De ananás, maçã, pera, tudo :)
      Sabem-me mto bem.
      Beijinhos Lenita e boa quinta-feira

      Eliminar
  14. Que delícia Alice, bolo de amora nunca experimentei !! Ficou com uma cor tão linda e certamente delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa.
      Experimente porque é mesmo bom, aqui em casa todos gostaram.
      Mas já estou a magicar uma nova receita com este bolo de amora :)
      Beijinhos e boa noite

      Eliminar
  15. Olá Alice, obrigada pela visita ao meu blog.
    Gostei muito deste bolo de amoras, deve ser muito bom!
    Também gostei muito dos teus outros trabalhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro amoras! No meu sítio tenho pés de mirtilos, framboesas, amoras pretas e das mais comunzinhas, bem pequenas, que não sei se tem aí em Portugal (minhas favoritas, bem docinhas...). Quando os pés estão carregadinhos, perco a noção do tempo, apanhando as frutinhas e comendo-as ali, direto dos pés... Já fiz um pudim de pão amanhecido com amoras - ficou delicioso - mas bolo nunca tinha tentado. Obrigada pela inspiração! Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que delicia.
      Adoro comer a fruta diretamente da árvore ou do arbusto.
      Que sorte a sua hem!
      Espero que goste do bolo.
      Estava muito bom.
      Beijinhos grandes e boa semana para você

      Eliminar
  17. Adoro amoras, ia amar este bolinho.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana.
      Desejo-te uma semana cheia de coisinhas maravilhosas.
      Beijinhos grandes

      Eliminar

Olá. Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.