quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Luvas sem dedos

Embora o tempo não convide, tricotei ontem umas luvas cor de caramelo.
Deixo foto e receita.


Tensão: 19 pts x 25 carr em pt meia com ag. n.º 4 mm


Montar 40 pts na agulha circular n.º 3,5. Tricotar em redondo 1 liga/1 meia por 6 cm, mudar para ag. n.º 4 e continuar em ponto meia, ao mesmo tempo na 1.ª carr reduzir 6 pts igualmente distribuídos.
Na 11.ª carr do pt meia aumentar para o polegar da seguinte forma: Aumentar 1 pt de cada lado da 1.º pt da volta fazendo laçadas. Repetir os aumentos um total de 5 vezes.
Quando todos os aumentos estiverem completos, deslizar  os pts do polegar (11 pts) para uma agulha auxiliar, montar um ponto acima dos pontos do polegar. Cont. em pt meia até a peça medir 20 cm, provar então para ver se tem o tamanho adequado.
Nesta altura, faltam 4 cm para terminar a luva, ter isso em atenção quando medir o tamanho na sua mão.
Colocar um marcador no início da volta e outro depois de 17 pts. Reduzir um pt de cada lado de cada marcador em voltas alternadas por 3 vezes, depois a cada volta um total de 4 vezes. Restam 6 pts na agulha. Rematar 2 a dois na volta seguinte. Cortar o fio, passar pelos pts restantes e rematar.

Polegar: deslizar os pontos em espera para a agulha circular 4 mm, montar 4 pts por detrás do polegar. (=15 pts)
Tricotar em pt meia em redondo até atingir 4 cm. Tricotar agora as malhas 2 a 2 nas 2 voltas seguintes. Cortar o fio e passar pelos pontos restantes. Rematar.

Tricotar uma luva mais de modo inverso, isto é, aumentar para o polegar de cada lado do último pt da volta ( em vez de no primeiro).

Nota: Tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos na peça.

A receita não é minha, encontrei-a algures na net.
Espero que se divirtam.
Bom tricot.